terça-feira, 6 de março de 2012

Capital de giro

Hoje vou falar um pouco do capital de giro. O capital de giro engloba todos os gastos que você terá para manter a empresa funcionando, isto é, dinheiro para compra de mercadorias, pagamento de funcionários, luz, telefone, contador, impostos, material de escritório e limpeza, vale transporte, se tiver, etc.
Coloque todas as despesas na ponta do lapis para não ter surpresas desagradáveis no final do mês.
O ideal é que se tenha capital suficiente para no mínimo 06 meses, aí dá para programar as despesas e fazer uma boa previsão para vendas.
Se possível trabalhe sempre com capital próprio, sem recorrer a empréstimos, seja de qual tipo for, bancos, financeiras, parentes, etc., para não pagar juros, pois o juro que você estará pagando poderia ser o seu lucro. Se precisar de fôlego, tente negociar com fornecedores comprando com prazos maiores.
Tente sempre que possível, comprar a vista, assim será uma conta a menos para o mês seguinte.
Enfim, o capital de giro é, digamos, a alma do seu negócio, pois sem dinheiro não há empresa que sobreviva, portanto controle muito bem as despesas e tente aumentar ao máximo as suas receitas, sem aumentar o custo fixo.
Espero que tenham gostado da minha pequena dica.
Até a próxima!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A importância de um bom Marketing


Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.).

Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:

- Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
- Escolha do preço certo para estes produtos;
- Distribuição eficiente e ágil;
- Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos-de-venda, sorteios, brindes, merchandising, mala-direta, etc).

COMPOSTO DE MARKETING
O composto de marketing, também chamado de 4Ps, é o conjunto de instrumentos à disposição do administrador para implementar uma estratégia de marketing. Posteriormente, do ponto de vista dos clientes, também foram elaborados os 4Cs.

4P's ---------------------4C's
Produto------------------Cliente (solução para o)
Preço--------------------Custo (para o cliente)
Praça(Pontos de Venda)---Conveniência
Promoção-----------------Comunicação

Empresas vencedoras serão as que conseguirem atender às necessidades dos clientes de maneira econômica e conveniente, com comunicação efetiva.
fonte: sebrae

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como iniciar um bom negócio

A primeira dica para montar um bom negócio é: não monte um negócio simplesmente por que você acha que o ramo dá dinheiro. Analise se o que você quer montar tem a ver com você, isto é, se  gosta de trabalhar no ramo que pretende entrar, pois o sucesso de uma empresa é 99% de trabalho duro e de boa administração e 1% de sorte. Então é melhor gostar do que faz pois isso ocupará quase todo o seu tempo, ás vezes até os seus finais de semana.
É verdade, não é fácil a vida de empresário, mas quando você chegar lá, vai valer a pena todo o esforço e todo sacrifício.
Procure se informar o máximo possível sobre o seu ramo de atividade,  custos, tamanho de mercado, cliente potencial, logística, fornecedores, etc.
Em resumo, procure trabalhar naquilo que gosta e que sabe fazer bem feito, seja no ramo de cocada branca
ou de TI. E o seu sucesso já está quase garantido, (disse quase porque vai depender muito da sua dedicação)!
Então, até a próxima dica!