sexta-feira, 25 de maio de 2012

Procurando um bom negócio

Depois de um tempo afastada, voltei para falar sobre um bom negócio para investir.
Como disse numa das postagens anteriores, procure fazer algo que goste de fazer (comércio por exemplo, confecção, ótica ou sapatos, serviços, indústria de alimentos, de máquinas ou  no ramo que gostar).
Às vezes, temos dinheiro e não sabemos em que negócio  investir, então a minha dica é: procure a sua volta, a resposta pode estar bem à sua frente, algo tão óbvio que ninguém dá tanta importância, mas que alguém com uma boa visão estratégica e senso de oportunidade pode transformar em um bom negócio.
Vou dar um exemplo: certa vez fui à Venezuela a passeio, e lá a frota de carros estava aumentando e todos os carros estavam com aparência suja. Fiquei observando e lá não tinha lava-jato, então comentei com meu cunhado, "se eu morasse aqui montaria um lava-jato, talvez desse certo".
Enfim, as oportunidades estão por toda a parte, ...concorrência também, eu sei, mas vai depender de você saber analisar o mercado, da sua competência e de um toque pessoal, que faz com que cada negócio tenha a sua própria clientela.
Às vezes ficamos procurando alguma solução complicada, tudo parece difícil, mas se pararmos  ou desacelerarmos um pouquinho a correria em que vivemos, a solução aparece e então você vai pensar: " por que não pensei nisso antes, é tão óbvio que nem percebi".
Dicas de bons negócios tem aos montes, em revistas, internet, tv, opiniões da família e etc., mas cabe a você analisar se o ramo de atividade tem a ver com você, pois para investir num negócio tem que gostar da atividade e gostar muito, pois você vai passar a maior parte do tempo trabalhando.
Enfim, antes de montar uma empresa pesquise muito sobre a atividade que pretende atuar, aprenda a fazer controles básicos de uma empresa (fluxo de caixa, controle de estoque, se houver, contas a pagar e receber, etc.), afinal ninguém quer investir para perder tudo em poucos meses. Conheço casos em que a pessoa investiu em torno de R$70.000,00 em um comércio, reformou a loja, comprou maquinários e equipamentos, contratou quatro funcionários e em menos de 06 meses mudou de endereço pois achou que o ponto comercial não era bom e acabou fechando as portas porque descobriu que o ramo de atividade não era rentável como imaginava e não combinava com a sua personalidade. São fatos...
Com tudo isso, quero dizer que o que é um bom negócio para um, pode não ser para você ou vice-versa, o que é bom para você, pode não ser para outra pessoa. Por isso, não vá na onda do "se fulano está ganhando dinheiro, é porque é um bom negócio", pode não ser bom prá você...
Bom, espero ter contribuido em acrescentar algo de bom na sua idéia de "bom negócio"!
Até a próxima!

Um comentário: