quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Especialista em finanças dá 4 dicas de dinheiro para sobreviver e lucrar durante a crise



SÃO PAULO – O cenário atual não é dos mais promissores na economia brasileira. O desemprego sobe, enquanto a recessão e a inflação seguem firmes. Assim, como as pessoas podem cuidar de seu dinheiro para se proteger em um cenário tão turbulento? O blogueiro e educador financeiro Rafael Seabra dá quatro dicas para as pessoas sobreviverem nesse cenário.
1 – Defina objetivos “Quando não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve. Por isso que muitas vezes gastamos nosso dinheiro em qualquer coisa, pois não temos um destino planejado para ele”, afirma o educador. Assim, tenha objetivos claros para seu dinheiro, para assim conseguir se organizar melhor.
2 – Elabore um orçamento e siga-o Nesse momento, é importante registrar todos os gastos, para assim saber o que é de fato fundamental e o que pode ser cortado para investir mais. A dica do especialista, nesse caso, é que as pessoas façam uma tabela equilibrada, sem forçar demais o corte de gastos de maneira que o orçamento fique impossível de ser cumprido.
3 – Acompanhe suas dívidas “A sugestão é adaptar o orçamento de maneira a contemplar o pagamento das dívidas. Para isso, recomento que faça um levantamento do que deve e procure os credores para negociá-las. E claro, depois de quitar tudo, mantenha um controle rigoroso sobre os gastos para não voltar ao endividamento”, aponta Rafael.
4 – Tenha um fundo de emergência O fundo de emergência serve para momentos em que imprevistos acontecem ou que o fluxo de receita cai bruscamente. “O ideal é que o fundo cubra, no mínimo, três meses de despesas mensais. Vale ressaltar que gastos com IPVA, IPTU, matrícula escolar não são gastos imprevistos e devem fazer parte do orçamento regular”, relata o educador. Esse fundo deve ficar em uma aplicação de liquidez imediata e fácil acesso.
InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário