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domingo, 29 de julho de 2012
Clientela - Público alvo
Antes de montar um negócio, sugiro que analise bem o seu público alvo, pois disso dependerá o tipo de loja que você vai montar, a localização, o tamanho do imóvel necessário, número de funcionários a serem contratados, cáculo dos custos, etc.
Por exemplo, se você vai montar uma lanchonete, é bom que seja um ponto onde passam muitas pessoas e que tenha bastante comércio pois haverá muito mais clientes do que se você montar dentro de uma galeria com menos movimentação. Se o local tiver muito movimento, não poderá ser um ponto comercial muito pequeno, pois você estará perdendo muitos clientes potenciais por falta de espaço.
Se a clientela que você pretende atingir é jovem, a decoração terá de ser mais descontraída.
Enfim, tudo será feito em função da sua clientela, por isso é bom ter em mente qual tipo de negócio pretende montar, para não perder tempo (e dinheiro) com ponto inadequado, excesso de funcionários, decoração errada...
Então, faça um bom planejamento e tenha ótimos negócios!!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Procurando um bom negócio
Depois de um tempo afastada, voltei para falar sobre um bom negócio para investir.
Como disse numa das postagens anteriores, procure fazer algo que goste de fazer (comércio por exemplo, confecção, ótica ou sapatos, serviços, indústria de alimentos, de máquinas ou no ramo que gostar).
Às vezes, temos dinheiro e não sabemos em que negócio investir, então a minha dica é: procure a sua volta, a resposta pode estar bem à sua frente, algo tão óbvio que ninguém dá tanta importância, mas que alguém com uma boa visão estratégica e senso de oportunidade pode transformar em um bom negócio.
Vou dar um exemplo: certa vez fui à Venezuela a passeio, e lá a frota de carros estava aumentando e todos os carros estavam com aparência suja. Fiquei observando e lá não tinha lava-jato, então comentei com meu cunhado, "se eu morasse aqui montaria um lava-jato, talvez desse certo".
Enfim, as oportunidades estão por toda a parte, ...concorrência também, eu sei, mas vai depender de você saber analisar o mercado, da sua competência e de um toque pessoal, que faz com que cada negócio tenha a sua própria clientela.
Às vezes ficamos procurando alguma solução complicada, tudo parece difícil, mas se pararmos ou desacelerarmos um pouquinho a correria em que vivemos, a solução aparece e então você vai pensar: " por que não pensei nisso antes, é tão óbvio que nem percebi".
Dicas de bons negócios tem aos montes, em revistas, internet, tv, opiniões da família e etc., mas cabe a você analisar se o ramo de atividade tem a ver com você, pois para investir num negócio tem que gostar da atividade e gostar muito, pois você vai passar a maior parte do tempo trabalhando.
Enfim, antes de montar uma empresa pesquise muito sobre a atividade que pretende atuar, aprenda a fazer controles básicos de uma empresa (fluxo de caixa, controle de estoque, se houver, contas a pagar e receber, etc.), afinal ninguém quer investir para perder tudo em poucos meses. Conheço casos em que a pessoa investiu em torno de R$70.000,00 em um comércio, reformou a loja, comprou maquinários e equipamentos, contratou quatro funcionários e em menos de 06 meses mudou de endereço pois achou que o ponto comercial não era bom e acabou fechando as portas porque descobriu que o ramo de atividade não era rentável como imaginava e não combinava com a sua personalidade. São fatos...
Com tudo isso, quero dizer que o que é um bom negócio para um, pode não ser para você ou vice-versa, o que é bom para você, pode não ser para outra pessoa. Por isso, não vá na onda do "se fulano está ganhando dinheiro, é porque é um bom negócio", pode não ser bom prá você...
Bom, espero ter contribuido em acrescentar algo de bom na sua idéia de "bom negócio"!
Até a próxima!
Como disse numa das postagens anteriores, procure fazer algo que goste de fazer (comércio por exemplo, confecção, ótica ou sapatos, serviços, indústria de alimentos, de máquinas ou no ramo que gostar).
Às vezes, temos dinheiro e não sabemos em que negócio investir, então a minha dica é: procure a sua volta, a resposta pode estar bem à sua frente, algo tão óbvio que ninguém dá tanta importância, mas que alguém com uma boa visão estratégica e senso de oportunidade pode transformar em um bom negócio.
Vou dar um exemplo: certa vez fui à Venezuela a passeio, e lá a frota de carros estava aumentando e todos os carros estavam com aparência suja. Fiquei observando e lá não tinha lava-jato, então comentei com meu cunhado, "se eu morasse aqui montaria um lava-jato, talvez desse certo".
Enfim, as oportunidades estão por toda a parte, ...concorrência também, eu sei, mas vai depender de você saber analisar o mercado, da sua competência e de um toque pessoal, que faz com que cada negócio tenha a sua própria clientela.
Às vezes ficamos procurando alguma solução complicada, tudo parece difícil, mas se pararmos ou desacelerarmos um pouquinho a correria em que vivemos, a solução aparece e então você vai pensar: " por que não pensei nisso antes, é tão óbvio que nem percebi".
Dicas de bons negócios tem aos montes, em revistas, internet, tv, opiniões da família e etc., mas cabe a você analisar se o ramo de atividade tem a ver com você, pois para investir num negócio tem que gostar da atividade e gostar muito, pois você vai passar a maior parte do tempo trabalhando.
Enfim, antes de montar uma empresa pesquise muito sobre a atividade que pretende atuar, aprenda a fazer controles básicos de uma empresa (fluxo de caixa, controle de estoque, se houver, contas a pagar e receber, etc.), afinal ninguém quer investir para perder tudo em poucos meses. Conheço casos em que a pessoa investiu em torno de R$70.000,00 em um comércio, reformou a loja, comprou maquinários e equipamentos, contratou quatro funcionários e em menos de 06 meses mudou de endereço pois achou que o ponto comercial não era bom e acabou fechando as portas porque descobriu que o ramo de atividade não era rentável como imaginava e não combinava com a sua personalidade. São fatos...
Com tudo isso, quero dizer que o que é um bom negócio para um, pode não ser para você ou vice-versa, o que é bom para você, pode não ser para outra pessoa. Por isso, não vá na onda do "se fulano está ganhando dinheiro, é porque é um bom negócio", pode não ser bom prá você...
Bom, espero ter contribuido em acrescentar algo de bom na sua idéia de "bom negócio"!
quarta-feira, 14 de março de 2012
Profissionalismo
Com o mundo cada vez mais globalizado, o seu cliente, fornecedor ou concorrente não é mais aquele que circula perto de seu comércio, loja ou escritório. Ele pode estar em qualquer lugar e portanto, acostumado a ser bem atendido.
Tente profissionalizar o seu negócio ao máximo. Atenda com atenção e respeito. Nunca tente enganar um cliente ou fornecedor, você pode conseguir enganar uma ou duas vezes, mas quando o seu cliente descobrir que foi enganado, ele não só deixará de negociar com você, como divulgará a imagem negativa da sua empresa. Por isso, evite o "embromation", não subestime a inteligência alheia.
Procure cumprir prazos, seja de entrega, pagamentos ou horário de atendimento, demonstrando que você respeita o seu parceiro comercial.
Cuide da imagem de sua empresa, seja no atendimento, uniformes, organização ou fluxo de serviços.
Tente manter uma comunicação constante com seu parceiro, (telefone, e-mail, panfletos, etc.). Procure responder todas as dúvidas dos clientes ou fornecedores, assim eles sentirão que você se importa com o bem estar deles, criando um relacionamento forte e duradouro. Ás vezes o seu produto pode ser mais caro do que a concorrencia, mas o cliente acaba comprando na sua empresa justamente por causa do vínculo afetivo com seus funcionários e sua empresa (simpatia, respeito, organização) .
Criando uma imagem positiva e profissional, os clientes e fornecedores se sentirão mais seguros e terão sempre a certeza de que podem contar com a sua empresa para satisfazer suas necessidades comerciais.
Tente profissionalizar o seu negócio ao máximo. Atenda com atenção e respeito. Nunca tente enganar um cliente ou fornecedor, você pode conseguir enganar uma ou duas vezes, mas quando o seu cliente descobrir que foi enganado, ele não só deixará de negociar com você, como divulgará a imagem negativa da sua empresa. Por isso, evite o "embromation", não subestime a inteligência alheia.
Procure cumprir prazos, seja de entrega, pagamentos ou horário de atendimento, demonstrando que você respeita o seu parceiro comercial.
Cuide da imagem de sua empresa, seja no atendimento, uniformes, organização ou fluxo de serviços.
Tente manter uma comunicação constante com seu parceiro, (telefone, e-mail, panfletos, etc.). Procure responder todas as dúvidas dos clientes ou fornecedores, assim eles sentirão que você se importa com o bem estar deles, criando um relacionamento forte e duradouro. Ás vezes o seu produto pode ser mais caro do que a concorrencia, mas o cliente acaba comprando na sua empresa justamente por causa do vínculo afetivo com seus funcionários e sua empresa (simpatia, respeito, organização) .
Criando uma imagem positiva e profissional, os clientes e fornecedores se sentirão mais seguros e terão sempre a certeza de que podem contar com a sua empresa para satisfazer suas necessidades comerciais.
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