segunda-feira, 23 de maio de 2016

Como evitar o desperdício! Brasileira passa 30 dias comendo coisas do lixo para alertar sobre o desperdício




Um terço dos alimentos produzidos vão parar no lixo todos os anos. O dado é alarmente  e chama atenção para o problema com desperdício. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis, mas será que não dava mesmo para comer aquela banana que parecia passada? E aquele tomatinho meio enrugado, não daria um molho para macarronada?
Essa dúvida acometeu a estudante Marilu após ser convidada por um amigo para buscar comida no lixo de um supermercado durante um intercâmbio. Foi o primeiro contato dela com Dumpster Diving o ato de procurar coisas úteis no lixo. Desde então, a ideia ficou na cabeça da jovem, que acaba de lançar o projeto Virando Latas, em que se propôs a comer coisas encontradas no lixo durante 30 dias.
O desafio começou no fim de abril e segue firme Além da comida retirada do lixo, ela também vai comprar itens básicos para preparação dos pratos no supermercado (arroz, macarrão, farinha, temperos, etc). A maior parte dos alimentos coletados são aqueles descartados por questões estéticas, apesar de serem aptos para consumo. Marilu está mostrando sua rotina por meio do Snapchat marilucp, para quem quiser acompanhar de perto tudo o que ela tem comido nestes dias.
Também é possível ver algumas aventuras dela “no lixo” e os pratos preparados com os alimentos que ela encontra por meio da página Virando Latas, no Facebook. Apesar disso, “nem todo os alimentos que vão para o lixo são próprios para o consumo“, diz uma das publicações. Ou seja, é preciso bom senso na hora da escolha e, principalmente, na hora de jogar comida fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário