domingo, 22 de maio de 2016

Vai comprar um carro? Não caia nessas pegadinhas





Vai comprar um carro? Não caia nessas pegadinhas

Anúncios de carros online oferecem, normalmente, preços imperdíveis, mas ao mesmo tempo podem conter muitas pegadinhas. Letras miúdas, promoções que não agregam em nada e elementos que só são descobertos na compra do veículo poderiam ser evitados se uma checagem tivesse sido realizada previamente e se a pessoa estivesse atenta aos erros mais comuns nas propagandas.

Raphael Galante, economista e consultor da Oikonomia Consultoria Automotiva, conta algumas das principais pegadinhas feitas por anúncios de veículos para que você evite possíveis transtornos na compra do seu:

Promoções de financiamento

Muitas lojas oferecem o benefício de financiar o veículo com “taxa zero de juros”. A primeira reação do consumidor é a surpresa, que é seguida por uma felicidade instantânea e passageira: “Você pensa: ‘nossa, que lindo!’, mas não, porque precisa pagar 80% de entrada e pagar o saldo em 12 meses”, diz Galante. E completa: “O juro realmente é zero, mas não ajuda em nada”.

Letras miúdas

As letras miúdas são um dos grandes problemas enfrentados pelos consumidores. Ao invés de propagandas claras e precisas, informações importantes, que podem alterar totalmente a vantagem do produto anunciado, são escritas em lugares pouco visíveis e com letras praticamente ilegíveis.

Na maioria das vezes as promoções parecem excelentes e o consumidor fica tentado a comprar o veículo naquele instante. O que acontece, porém, é que apenas as letras garrafais são levadas em consideração, e o consumidor se sente enganado quando vai à loja e descobre que o carro anunciado não era a versão que ele queria, mas uma outra. “A propaganda não está errada, a pessoa só precisa ler as entrelinhas”, afirma o consultor.

Ausência de estoque

Você está navegando na web e aparece um pop-up anunciando um carro que está à venda. Vamos supor que você ficou interessado e vai à loja conferir o veículo. Chegando lá, porém, o vendedor só possui um modelo mais recente daquele automóvel, e aquele que você havia visto no anúncio já encontra-se “esgotado”. Consequentemente, o valor do carro aumenta, já que ele não possui as mesmas características do produto anunciado.

Essa é, segundo Raphael, uma das pegadinhas mais comuns entre os anúncios de carros e tem como objetivo atrair o consumidor para a loja. “Quando você chega na loja eles falam: aquele lá já foi vendido, mas temos esse outro, mais novo e com alguns adicionais”, comenta.

Falta de checagem

Uma checagem das informações é indispensável na hora de comprar um veículo online, principalmente se o automóvel é usado. É preciso verificar se os pagamentos estão em dia, se não há possíveis multas e se não há bloqueios administrativos no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Checar itens como quilometragem, assim como, solicitar os comprovantes de pagamento do IPVA e do DPVAT também são importantes.

Foto: Flickr/Divulgação
InfoMoney

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