Anúncios de carros online oferecem, normalmente, preços imperdíveis, mas ao mesmo tempo podem conter muitas pegadinhas. Letras miúdas, promoções que não agregam em nada e elementos que só são descobertos na compra do veículo poderiam ser evitados se uma checagem tivesse sido realizada previamente e se a pessoa estivesse atenta aos erros mais comuns nas propagandas.
Raphael Galante, economista e consultor da Oikonomia Consultoria Automotiva, conta algumas das principais pegadinhas feitas por anúncios de veículos para que você evite possíveis transtornos na compra do seu:
Promoções de financiamento
Muitas lojas oferecem o benefício de financiar o veículo com “taxa zero de juros”. A primeira reação do consumidor é a surpresa, que é seguida por uma felicidade instantânea e passageira: “Você pensa: ‘nossa, que lindo!’, mas não, porque precisa pagar 80% de entrada e pagar o saldo em 12 meses”, diz Galante. E completa: “O juro realmente é zero, mas não ajuda em nada”.
Letras miúdas
As letras miúdas são um dos grandes problemas enfrentados pelos consumidores. Ao invés de propagandas claras e precisas, informações importantes, que podem alterar totalmente a vantagem do produto anunciado, são escritas em lugares pouco visíveis e com letras praticamente ilegíveis.
Na maioria das vezes as promoções parecem excelentes e o consumidor fica tentado a comprar o veículo naquele instante. O que acontece, porém, é que apenas as letras garrafais são levadas em consideração, e o consumidor se sente enganado quando vai à loja e descobre que o carro anunciado não era a versão que ele queria, mas uma outra. “A propaganda não está errada, a pessoa só precisa ler as entrelinhas”, afirma o consultor.
Ausência de estoque
Você está navegando na web e aparece um pop-up anunciando um carro que está à venda. Vamos supor que você ficou interessado e vai à loja conferir o veículo. Chegando lá, porém, o vendedor só possui um modelo mais recente daquele automóvel, e aquele que você havia visto no anúncio já encontra-se “esgotado”. Consequentemente, o valor do carro aumenta, já que ele não possui as mesmas características do produto anunciado.
Essa é, segundo Raphael, uma das pegadinhas mais comuns entre os anúncios de carros e tem como objetivo atrair o consumidor para a loja. “Quando você chega na loja eles falam: aquele lá já foi vendido, mas temos esse outro, mais novo e com alguns adicionais”, comenta.
Falta de checagem
Uma checagem das informações é indispensável na hora de comprar um veículo online, principalmente se o automóvel é usado. É preciso verificar se os pagamentos estão em dia, se não há possíveis multas e se não há bloqueios administrativos no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Checar itens como quilometragem, assim como, solicitar os comprovantes de pagamento do IPVA e do DPVAT também são importantes.
Foto: Flickr/Divulgação
InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário